Histórias

UMA FAZENDA, MUITAS CULTURAS

No Vale do Paraíba, a Nova Coruputuba adota o sistema agroflorestal para recuperar o solo e resgatar espécies esquecidas

Texto Flávia G Pinho | Imagens Caio Ferrari

Quando foi fundada, em 1911, a fazenda Nova Coruputuba, em Pindamonhangaba (SP), era uma imensa área de várzea que ficava alagada após as cheias do Rio Paraíba. A escolha óbvia do proprietário, Cícero Prado, foi plantar arroz. Anos depois, da casca dos grãos, passou a produzir papel – até tornar-se a maior indústria do país. E depois veio o investimento no eucalipto, uma evolução natural do negócio. Nos anos 1950, a Coruputuba era uma potência: mais de 5 mil funcionários e uma infraestrutura de fazer inveja a muita cidade pequena. Mas problemas de gestão levaram todo aquele império à falência, já na segunda metade do século XX. Quando herdou a propriedade, nos anos 1990, o designer Patrick Assumpção assumiu também a missão de reinventar a vocação das terras da família. E apostou todas as suas fichas no sistema agroflorestal – diversas culturas de hortaliças, frutas e madeira de lei convivendo em harmonia no mesmo espaço.

Deu tão certo que Assumpção tornou-se uma importante liderança no Vale do Paraíba, onde tem divulgado com êxito as vantagens das culturas consorciadas e conquistado a adesão de produtores da vizinhança. Ele também virou uma referência entre chefs de cozinha – na missão de resgatar espécies nativas do Vale do Paraíba que há tempos saíram do circuito comercial, Assumpção topou com produtos de enorme potencial gastronômico. São raridades como o feijão mini-caupí, versão miniatura do manteiguinha de Santarém, cujos grãos são pouco maiores do que a cabeça de um alfinete. Ou como o feijão lablab, de grãos vermelhos e contorno branco – eles ficam uma delícia ainda dentro da vagem, que recebe o nome de orelha-de-padre. Também tem chuchu de vento, milho vermelho, bertalha, ora-pro-nóbis e frutas como o bacupari, a uvaia, a sapucaia e o araçá-boi. “Todas são variedades que já foram muito consumidas aqui na região e sumiram por falta de interesse comercial”, conta.

Para cultivar tantas espécies, Assumpção apela para o talento de designer. “Traço uma planta detalhada da horta, desenho o que vou plantar, definindo os canteiros conforme o tempo da cultura e o tamanho que cada planta vai atingir”, explica. A cada 12 metros, ele planta uma fileira de arbustivas leguminosas nativas da Mata Atlântica, como o feijão-guandu e a tefrósia, responsáveis por fornecer o aporte de nutrientes ao solo. Ao lado delas, pés de leguminosas arbóreas, como a gliricídea e a sesbânia, que ficam altas e garantem sombra. Entre uma fileira e outra, culturas de ciclo anual, com o milho vermelho. E toda a horta é circundada por uma floresta de guanandis, madeira-de-lei que, por pouco, escapou da extinção. Além de contribuir para a regeneração da vegetação nativa, o sistema agroflorestal garante o fluxo de caixa – é possível começar a faturar em poucos meses, com as culturas de ciclo curto, até algumas décadas depois, com a madeira de lei. E o que é melhor: aproveitando áreas de reserva. Para completar, nenhuma colheita se perde. Na Coruputuba, sobras viram geleias, conservas e compotas.

Fazer com que tais espécies esquecidas conquistem o público novamente, no entanto, dá trabalho. De nada adianta, por exemplo, levá-las para feiras comuns. Além de estabelecer parceria com chefs renomados, como Helena Rizzo, do Maní, André Mifano, do Liló, e Rodrigo Oliveira, do Mocotó, cujas criações servem como vitrines para os produtos da Coruputuba, Assumpção criou um evento, a Feira Viva, que tem como objetivo conectar pequenos produtores diretamente com os consumidores que valorizam raridades gastronômicas. Juntas, as duas edições realizadas em 2017, em São Paulo, atraíram 6 mil pessoas. “A gente precisa criar mercado para esses produtos”, defende Assumpção. “Só assim, vamos impedir que eles desapareçam.”

Para ouvir mais histórias sobre a fazenda Nova Coruputuba, acesse o vídeo do Cozinha.Doc no YouTube.

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